sábado, 29 de maio de 2010

Rio Grande do Sul, um dos estados que possui o Pampas

Localizado no sul do Brasil, o Rio Grande do Sul é um dos mais belos estados brasileiros. Com quatro estações bem definidas e atrativas de janeiro a dezembro, a terra dos gaúchos desenvolve turismo o ano todo, sendo rica em belezas naturais, culturais e gastronomia.
Seu povo, além de extremamente hospitaleiro, ostenta um grande apreço às tradições, tornando fácil e enriquecedora a integração com a cultura local.
Formado por diversas etnias, o Rio Grande do Sul é caracterizado pela harmonia, convivência democrática e pluralidade de opiniões.
Eta povo aguerrido ! Terra de Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves e de Érico Veríssimo, Mário Quintana e Getúlio Vargas, o Rio Grande mescla guerra e poesia - mais guerra que poesia - em sua história.
Desde os primeiros conflitos entre jesuítas espanhóis e bandeirantes paulistas, o Rio Grande viveu de arma na mão durante 300 anos.
Os jesuítas fundaram as Missões do Tape em 1626. A Terra era habitada por tribos indígenas, como a dos guaranis, minuanos, charruas, tapes, guaicanãs e outras.
Alguns desses padres viraram churrasco dos índios, mas a Companhia de Jesus acabou entregando os peles-vermelhas, aculturados e dóceis, à saga dos bandeirantes de São Paulo. Estes destruíram as missões, soltaram o gado no pasto e escravizaram milhares de índios. Pouco depois, os jesuítas espanhóis fundaram os Sete Povos das Missões Orientais, a noroeste do território. Os portugueses fundaram a colônia de Sacramento, às margens do rio da Prata e as coroas, espanhola e portuguesa continuaram brigando.
Em 1835, outra guerra: a Revolução Farroupilha, liderada por Bento Gonçalves, unindo liberais republicanos contra o governo imperial. Enquanto isso, os alemães ocupavam pacificamente o vale dos Sinos. Os italianos só vieram a partir de 1875, também em paz, plantar uvas na serra. Os gaúchos briguentos começavam duas décadas depois a mais fratricida das guerras, a Revolução Federalista, que durou de dezembro de 1893 a julho de 1895, mas deixou rescaldo por mais de 30 anos. De um lado, o Partido Republicano liderado por Júlio de Castilhos, cujos adeptos, os "chimangos", de lenço branco, queriam um presidencialismo forte, e de outro, os liberais e parlamentaristas de Silveira Martins, de lenços vermelhos, os "maragatos". Os primeiros permaneceram anos no poder, derrotados sucessivamente os maragatos, até que na Revolução de 1930, assumiu a Presidência da Republica Getúlio Dornelles Vargas, filho de políticos de um e de outro lado, hábil negociador, gaúcho pra lá de mineiro, que pacificou o Estado.
Principais características do Estado: A sigla do Estado é RS; A capital é Porto Alegre, possui uma área de 282.062 km2; os rios principais Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas, Camacuã; o horário é de Brasília, possui clima subtropical - temperatura média anual 17,5°C • chuvas maio a setembro e as principais atrações são: Porto Alegre, Aparados da Serra, litoral, lagoa dos Patos, Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Missões e Pampas

Nenhum comentário:

Postar um comentário