quinta-feira, 10 de junho de 2010

Turismo no pampa



O pampa é onde se desenvolveu o típico gaúcho, de pilcha e faca na bota, montado em um cavalo. O território dos tropeiros é até hoje identificado com seus primeiros habitantes, e quem visita espera encontrar nada menos que rodas de chimarrão, churrasco em fogo de chão, açudes, cavalos e pecuária, tradições presentes nas cidades pampeiras.
Quem tiver interesse em comer as melhores carnes do mundo, conhecer a Casa de Cultura Pedro Wayne e o Palacete Pedrinho Osório que são retratos da arquitetura do início do século XX, estilo neoclássico ou fazer uma boa prática do turismo rural é só ir até a cidade de Bagé.
Já na região de Palmas, a 60 quilômetros do centro de Bagé, encontramos vegetação nativa, locais para escalada e montanhismo. Também Caçapava do Sul mistura atrativos históricos e naturais. O Forte Dom Pedro II, de 1848, construído com pedras e alvenaria, tornou-se símbolo da idade. Os aventureiros podem se divertir na Cascata do Salso, de 20 metros de altura.
É no pampa que se encontra uma das maiores produtoras de artesanato em lã crua, manufaturando ponchos, mantas, roupas e cobertores. São Gabriel possui um grande patrimônio arquitetônico bem preservado, pois foi um dos territórios disputado em lutas e onde morreu o guerreiro guarani Sepé Tiraju e também é sede do Museu João Pedro Nunes, que conta as histórias gaúcha, sacra, escravista e indígena, que se misturaram ao longo do tempo para criar a cultura do pampa.
Às margens do Rio Uruguai, algumas praias fluviais são destinos interessantes. Em Rosário do Sul, a Praia das Areias Brancas é considerada uma das mais bonitas do Estado, e possui camping, restaurantes, bares e danceterias.
Os hotéis-fazenda também atraem muitos turistas que desejam conhecer a vida no campo e a culinária típica gaúcha. O pólo histórico do Estado é Alegrete, terra onde nasceu o poeta Mario Quintana e inspiração do Canto Alegretense, tradicional música gauchesca. O principal ponto turístico da cidade é a ponte de pedra, uma formação rochosa que naturalmente tomou a forma de ponte.
Sem precisar sair do país, é possível, a partir de Santana do Livramento, fazer compras nos free-shops de Rivera. A cidade brasileira e a uruguaia são separadas apenas por uma linha imaginária, que ficou conhecida como Fronteira da Paz.

Um comentário:

  1. Gostei muito de todos os textos mas os mapas estão muito pequenos, não pude visualizar nitidamente. Quero saber se posso conseguir as fotos de fauna e flora para por no meu bnlog, no meu orkut e no facebook.e-mail:vallsmoraes@uol.com.br

    ResponderExcluir